BN20 | Você bem perto da notícia

Prosa e vida

Por Calila das Mercês

Publicada em 27 de Maio de 2013 ás 15:47:23

O espelho

Uma certa vez, quando era adolescente, entre 12 e 13 anos, eu e alguns colegas da escola fizemos uma brincadeira no final de ano, uma espécie de 'amigo sacana' (ou inimigo secreto). Teve de tudo, de brinquedos constrangedores até objetos mais simbólicos. E lembro que ganhei de alguém um espelho, algo como um "se enxerga garota!" ('acho' que incomodava! rs).

Bem, e assim eu fiz durante todos estes anos, enxerguei-me. Lembrei desta cena, quando em um trabalho acadêmico recente, escolhi o texto "O espelho" de Machado, em que o mesmo toca na questão da dualidade da alma e na metáfora do espelho. De forma solta e sem querer analisar a obra, eu indago: afinal, você é o seu cargo, o seu status, a marca que veste, um rótulo que alguém criou ou você é a sua essência, um ser humano pleno?

De tanto se acostumar com títulos e 'mimimis' tem gente que já nem consegue se ver de verdade, mesmo com um grande espelho por perto. Talvez, tenha faltado um espelhinho de 'amigo sacana' na adolescência ou a reflexão de como "se enxergar" de fato faz bem. Serei eternamente grata, ao meu inimigo secreto da brincadeira na escola, mais ainda a quem sugeriu o presente!

Por Calila das Mercês

O BN20 não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos BLOGUEIROS. As opiniões, conclusões e afirmações não manifestam a opinião do portal BN20.

SEM Comentários.

Outras postagens de Calila das Mercês

Publicidade