BN20 | Você bem perto da notícia

Secretarias e Uneb discutem ações de conscientização e prevenção contra feminicídio

Publicada em 28/06/2017 ás 11:09:57

 

Representantes das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e de Políticas para Mulheres (SPM), além da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), se reuniram para avaliar o andamento do caso de Helen Moreira, jovem de 28 anos assassinada a facadas pelo marido no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, no início deste mês. 

Do encontro, na terça-feira (27), participaram os secretários Carlos Martins (SJDHDS) e Fabya Reis (Sepromi), a chefe de gabinete da SPM, Karla Ramos, o reitor da Uneb, José Bites, além de representantes, alunos e professores da instituição. Anteriormente, o superintendente de Direitos Humanos (SUDH), Emiliano José, já havia se reunido com o reitor e outros representantes da Uneb para articular ações conjuntas com o estado, buscando a condenação imediata do criminoso, a elaboração de campanhas contra o feminicídio e o amparo à família da vítima.

Na ocasião, Carlos Martins, se pronunciou sobre a importância de dar visibilidade ao caso, salientando que a SJDHDS “se coloca em total disposição para esclarecer e aprofundar a discussão da morte de Helen e do combate à violência contra as mulheres”. Ele também reiterou o papel do órgão em acompanhar de perto o processo de condenação do responsável pelo crime. 

Além dos pontos discutidos, o superintendente pontuou que as iniciativas devem ser também a longo prazo. “É muito interessante chamar a Secretaria de Educação para o debate, porque o machismo é algo que nasce em casa e no âmbito escolar. Precisamos nos atentar a isto e trabalhar o tema desde à educação básica”.

Ao final do encontro ficou acordado alguns pontos e ações para discussões futuras, a exemplo da criação de comitê interno na Uneb, para acolher e orientar estudantes vítimas de violência; a elaboração de campanhas dentro e fora das universidades estaduais e federais; a formação de uma comissão entre diversas secretarias estudais, incluindo a SJDHDS, SPM, Sepromi, Segurança Pública (SSP), Secretaria de Saúde (Sesab) e de Educação, além de medidas a curto prazo, como o adiantamento do inquérito do feminícidio.

 

Publicidade

Portal BN20
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

17/10

17/10

14/10

14/10

13/10

12/10

12/10

12/10

11/10

10/10


Publicidade