BN20 | Você bem perto da notícia

Uefs celebra dez anos de educação tutorial em Odontologia

Publicada em 19/09/2017 ás 07:43:45

 

O Programa de Educação Tutorial em Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) celebra dez anos de serviços prestados à comunidade com programação aberta ao público, desta terça-feira a sábado (19 a 23), envolvendo o Varal Fotográfico 'Um Olhar Além do Sorriso', mostra de fotos de cirurgiões-dentistas e alunos de Odontologia, no hall do prédio da Reitoria, durante os dias de atividades.

Na sexta (23), haverá mesa redonda, a partir das 8h30, no Auditório do Módulo 6, sobre o tema 'O PET Odontologia e a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão fortalecendo a graduação'. No mesmo dia, às 14h30, nas salas MT 62 e MT 66 (Módulo 6), acontecem grupos de discussão sobre 'Diversidade no PET” e “A Política além do PET'.

 

O PET Odontologia foi criado em 2007, como ação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e é desenvolvido em diversas Instituições de Ensino Superior, com aproximadamente 850 grupos em todo o País. Na Uefs, é composto por 18 alunos, com tutoria da professora doutora Ana Áurea Alécio Rodrigues, e presta atendimento às pessoas com doença falciforme, adultos e crianças, em programa de extensão denominado PET Clínica, sob a coordenação da professora mestre em Clínicas Odontológicas, Myria Cerqueira Félix.

O programa tem o objetivo de proporcionar aos alunos, bolsistas e não bolsistas, vivências, além dos componentes curriculares. O atual pró-reitor de Extensão e autor do projeto e tutor do PET Odonto de 2007, Márcio Campos, explica que o programa proporciona, “de fato, atividades de ensino, pesquisa e extensão, essenciais para a formação de profissionais de nível superior”.

Microcefalia

O serviço foi ampliado, em julho último, a crianças portadoras de microcefalia. O atendimento a essas crianças especiais foi estabelecido a partir de demanda da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, que disponibiliza o Projeto Aconchego, que tem como uma das idealizadoras a professora da Uefs Maricélia Maria de Lima. A clínica destinada a atender as crianças acontece uma vez por mês, sob a condução e orientação da professora Hervânia Santana da Costa, doutora em Odontopediatria.

Outro serviço prestado pelo PET Odontologia da Uefs é o Observatório do Território do Sisal, programa de pesquisa e extensão, que o propósito de conhecer a situação de saúde bucal de 20 municípios. Nele, são desenvolvidas atividades extensionistas de educação em saúde e capacitação dos profissionais de equipes para o diagnóstico de lesões bucais.

Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com Associação Feirense de Pessoas com Doenças Falciformes (Afadfal). A entidade, responsável pelo encaminhamento de pacientes ao programa, está localizada na rua Santo Expedito, 1148, bairro, Capuchinhos em Feira de Santana. Os interessados também podem comparecer ao Centro Social Urbano (CSU), na Cidade Nova.

 

Fonte: Ascom/ Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs)

 

publicidade

CLICK

 

Portal BN20
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

17/11

17/11

16/11

15/11

15/11

14/11

14/11

14/11

14/11

13/11


Publicidade